segunda-feira, 17 de novembro de 2008

poliamor

- o termo vem do francês, Polyamory.

- a palavra é agradável, mas sou suspeita pra falar. Adoro francês! É uma língua linda. Eu já fiquei com um francês, você sabia? Tinha terminado com meu ex e fui pra uma balada, ele era lindo - o francês. Depois de um jogo de sedução repleto de olhares, mordidas no canudinho, etc., ele me chamou. Foi só então que soube que ele era francês, aí a vontade triplicou. Pena que ele queria falar português. Tava fazendo um intercâmbio e queria aprender a língua. Nada melhor que a minha pra ajudar. Sempre quis ouvir umas sacanagens em francês ao pé do ouvido. Mas o sotaque já tava valendo.

- e aí?

- foi legal, mas depois, conversando com o amigo dele, que também era francês, descobri que tinha beijado o francês errado. Até hoje devo ter o telefone do Sebastian na agenda do meu celular. O negócio é, o francês errado veio com um papo que lá no país dele quando você ficava com alguém era porque ia pra cama. Se ele só tivesse me convidado pra ir pra casa com ele, eu até teria ido. Mas vem com esse papinho? Pra cima de moi? Tive certeza que ele era um tosco. Não fui!

- se arrependeu?

- um pouco, mas quando eu for pra França conheço um representante mais legal da língua. Essas sacanagens vêm todas do francês né, polyamory, ménage à trois. Mas voltando ao assunto. Poliamor. Será que funciona?

- não sei. Acho que a pessoa tem que ser muito evoluída. O matrimonio é uma instituição, coisa de religião, tem até lei pra isso. Não deixam escolhas.

- uma vez, em uma dessas noites loucas de minha vida, conheci um cara que era a favor do poliamor. Ele e a namorada ficavam com outras pessoas, sem problemas. Ele disse que só ficava com ciúmes quando percebia que ela podia vir a gostar do outro cara. Minha amiga disse que o conceito era moderno demais pra ela, que jamais conseguiria. Mas a história me fez refletir um pouco sobre a questão da posse. O amor hoje em dia tá mais ligado a isso. Você é meu e de mais ninguém.

- será que o amor de verdade não é aquele livre, que pode até sair com outras pessoas, mas sempre volta pra pessoa por quem nutre um sentimento de verdade? Será que o amor é podar, proibir, possuir?

- foi exatamente isso que pensei. Os românticos dizem que quando a gente ama não quer mais ninguém.

- mas será que todas as relações são assim mesmo? Será que todo mundo é igual? Essas coisas têm limites?

- Têm! A sociedade impôs. Claro que vários motivos estão na raiz de tudo. Mas seria melhor deixar cada um escolher o que é melhor pra si. Sei lá, eu sou muito ciumenta, quando to com alguém morro de pavor só de pensar que eu posso ser traída, que exista outra pessoa. E sabe, isso já aconteceu. Fui trocada e doeu.

- Quem não passou por isso? Dói perder, dói o ego, dói tudo. O ar parece que vira areia. A falta do cheiro, do calor, das conversas, do sexo. Dói ver um casal feliz se beijando. Você sempre joga uma praga: vocês estão assim agora, mas tudo vai desaguar em lágrimas. Pura maldade.

- O que é o amor??? É sempre uma coisa tão doentia. Já conheci casais tão legais, mas do nada as coisas mudam e são poucos os que conseguem continuar sendo amigos. Por que tem que ser uma ruptura, por que tem que rolar sacanagens? O amor é uma solução pra solidão, mas a solidão não é um problema. Já a solução amor traz mais uma pancada de problemas e as pessoas ficam insanas.

- é, eu sou uma amante insana. Sempre fico muito louca quando to amando. Acho que por isso não amo mais, fico mais inteligente solteira.

- Conheci gente que sofreu tanto por amor, já sofri muito também. Por que amor é uma solução tão sofrida?

- Acho que porque pensamos nele como solução. Vai ver o amor é só uma diversão temporária, que não deve ser levada tão a sério. Queria ser mais racional e conseguir levar isso pra prática.

- Você acha que conseguiria ser um poliamante?

- Só se eu não amasse de verdade. E você?

- Não, acho que não, amor tem intrínseca essa coisa de exclusividade. Mas o que é amar de verdade?

- É incerteza, talvez.

6 comentários:

Gungi disse...

Tem muita gente que acredita e pratica, senão não existira casas de swing por aí, mas particularmente, não suportaria ver minha namorada ou esposa com outro, acho que procuraria uma corda ou uma gilete. é ruim só de pensar

beijo

Giuliana disse...

que bom que te inspirei. rs
então, se você pensar bem, um amor já deixa a gente BEM menos inteligente, imagina dois ou três?
Eu acho que pra mim um já é demais. Tipo, essa coisa de poliamor, pra mim, é pra quem tem tempo de sobra. Não acha?

Graci disse...

Amor só pode ser incerteza... e é esse seu maior problema!!

amanda audi disse...

Acho que a gente já teve algumas conversas assim! Haha :)
Cara, assiste Vicky Cristina Barcelona, tem tudo a ver com o texto!

Gungi disse...

To aí hj... beijo

Giuliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.