sábado, 27 de setembro de 2008

o que faz uma pessoa melhor, o medo ou a coragem?
o que vale mais a pena, arriscar - perder ou ganhar - ou se preservar e não sentir nem o gosto da vitória nem da derrota?
é melhor aquele que em nada pensa? é dar uma chance pro medo e outra pra coragem, arriscar ou não, perder ou ganhar, aceitar e seguir?

eu sofro demais pelos outros, eu leio a tristeza nos olhos e sempre acho que poderia ser diferente, que eu poderia ser diferente. e se eu tivesse continuado em Guarapuava, o que teria acontecido... eu estaria perto deles? hoje todo mundo é distância. o mundo é distância e a medida é a velocidade da luz. hoje não temos muros, apenas estradas por onde não podemos caminhar.
hoje seu rosto é macilento e seus olhos fundos, você sofre e eu absorvi seu sofrimento, como se pudesse aliviar a dor. eu tenho mania de sentir a dor dos outros, porque me acho mais resistente.
eu sofro até pela pequenez alheia, porque acho que deve ser tão triste ser pequeno e lá vou eu querer aliviar. deve ser alguma culpa, alguma maldade de uma vida passada que tento compensar.
você já se deu conta de que toda pessoa pequena e limitada descobre seu ponto fraco e tenta te usar como escada? por pura idiotice eu sempre viro escada. mas não era nada disso que eu queria falar. eu falava da dor que eu sinto como se fosse minha, porque eu, como parte de você, apesar de que eu sou metade feita de você, consigo penetrar na sua mente e entender o que cada olhar vazio e sorriso fingido quer dizer, eu entendo o que cada palavra calada quis expressar e isso retorce meu estômago, fisga a minha espinha, rouba o meu ar. você é tão grande e mesmo assim foi esmagado. não te vejo chorar desde a vez que você me fez tão mal, que eu retribui o mal em dobro e você, pra não me maltratar mais, juntou tudo e fez o mal pior pra você. mas como teu mal tinha intenção de bem e meu mal só queria nosso bem em dobro, as feridas cicatrizaram.

ainda bem que sempre que eu deito na cama, me dou conta que não caibo dentro de mim e que alguma coisa ainda cresce aqui.

Já diria Fernando Pessoa, tudo vale a pena se a alma não é pequena.

Nenhum comentário: