terça-feira, 19 de agosto de 2008

Preguiça²

Não consegui me livrar da preguiça das pessoas, com um adicional de preguiça própria. Mas na sexta um acontecimento me fez acreditar em algumas pessoas, ter esperança e me cobrar um pouquinho pra não ser tão preguiçosa.
Na balada, arrasando, amigos, balde de heineken, banda boa, bar legal, caras bonitos, amigos loucos, heineken, olhares, abraços efusivos, bêbados emotivos que mais pareciam ursinhos carinhosos... No meio de tudo isso minha amiga achou um carinha legal, que conhecia de vista, olhou, encarou, até que em uma das nossas voltas em círculo pelo bar minúsculo, eu olho para trás e.... ela sumiu. Depois de um tempo, avistei-a beijando o cara. Cinco minutos e ela chega indignada: ele era casado. Alguém passou, ele se escondeu, ela perguntou e ele falou, rindo. Ela virou as costas e saiu, com estilo.
Cinco minutos e ele passa, puxa-a pelo braço pra um canto e vai conversar, pedir desculpas, disse que não resistiu, etc, etc, etc. Aquele mesmo discurso batido, que todo homem acha que toda mulher vai engolir e, quem sabe até, se ela é tão irresistível, continuar com ele.
Ela não é mais uma, não caiu, mandou à merda, com um discurso lindo. Não vou conseguir reproduzir as palavras exatas, mas no meio tinha: "Blá, blá, blá, você está me fazendo afetar a vida dela, sem eu querer. Blá, blá, blá, você não tenho esse direito. Blá, blá, blá, olha só o que você tá fazendo", entre desculpas envergonhadas, "Cuida da tua guria".
Isso não é lindo?!! Se não pode ser apreciado esteticamente é, pelo menos, raro. E de tão raro pode ser sim, apreciado como uma bela obra de arte.
Este ato, que muitos vão definir como comum e talvez até idiota, só mostra que ela se valoriza, que ela não se rebaixou ao nível dele, que ela não compactuou com a traição. Tudo bem, ele quis, ele fez, mas se existissem mais mulheres como minha amiga (com muito orgulho) não haveria tanto homem que desrespeita suas namoradas, noivas ou esposas. Eles tentam, porque sabem que no meio de toda a massa de mulheres existem várias que não se importam, não se valorizam e não exigem exclusividade. Pois pra mim, todas se enganam. São oportunistas de plantão, esperando a desgraça alheia para saciar a fome de amor, mesmo que este seja metade, frio e mentiroso. Eu morro de preguiça dessas mulheres, elas sempre juram que são as vítimas, pobre coitadas, pobres vadias. Porque elas se enganam. Porque elas estão num nível baixo e são pisoteadas assim que eles resolvem subir o nível. Elas existem, aos milhares, desconhecidas, conhecidas, amigas, inimigas, interferindo em vidas e relações achando que nada tem preço. Se enganando e me dando preguiça. Falta-lhes o que? Amor próprio? Capacidade intelectual? Não, não me digam que pode ser apenas falta de afeto...
Eu amo minha amiga, ela me orgulha MUITO, ela me despertou. Desde sexta eu não bocejo em conversas. Talvez ALGUMAS (eu disse algumas) pessoas mereçam um pouco do meu tempo e da minha disposição.

Nenhum comentário: